Pintura da casa? Faça você mesmo

Na hora da pintura da casa, para quem curte colocar a mão na massa confira aqui algumas dicas para ajudar nessa tarefa.

Separe os materiais necessários:

Será necessário alguns itens básicos além da tinta, principalmente para uso pessoal, use óculos para proteger os olhos, luvas para evitar manchas de tinta e se for o caso máscaras caso tenha algum problema com o cheiro da tinta;

Já para não sujar os arredores é indicado o uso de papelão, jornais, ou lonas para forrar o chão, além de fita crepe para isolar partes da parede que não serão pintadas, como interruptores, janelas, rodapés etc.;

Por fim não esqueça da escada, vassoura, pano de chão e produtos de limpeza para finalizar. Com relação aos itens de pintura não esqueça de comprar:

  • Rolo com pelo baixo;
  • Extensor de rolo;
  • Pincéis menores;
  • Bandeja para tinta;
  • Tintas próprias para o ambiente;
  • Lixa para parede;

  • Separe a quantidade de tinta correta:

Calcule a metragem total que irá ser pintada e verifique quantas demãos será necessária para evitar desperdícios de tinta.

Escolha a tinta adequada a seu ambiente, existem diversas opções no mercado, tinta acrílica, lavável, inodora, látex entre outras.

  • Prepare as paredes:

Se a intenção é apenas trocar a cor da parede basta passar um pano úmido pela superfície para tirar a sujeira e contornar com fita crepe o espaço que receberá tinta. Caso tenha feito algum reparo ou nivelamento na parede será preciso lixá-la, remover o excesso com um pano e passar um selador. Em seguida aplique a massa corrida e nivele com a desempenadeira. Após seco lixe a área novamente e estará pronta para receber a tinta.

  • Técnicas de pintura:

Antes de abrir a lata de tinta, observe as instruções e a forma como deverá ser feita a diluição em água. Faça essa diluição em um balde para tinta separado, evitando assim que a sobra de tinta estrague caso precise guardar. Veja as instruções de quanto tempo deverá aguardar para passar a próxima demão.

Fazer você mesmo a pintura da sua casa pode te proporcionar uma grande satisfação, além de uma grande economia. Afinal você mesmo terá feito tudo, e exatamente como gostaria.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *