JANEIRO BRANCO – SAÚDE MENTAL E BEM – ESTAR

Você já deve ter escutado aquela famosa frase “Se a mente não está boa o corpo não funciona” essa frase é verdadeira seu corpo está ligado à sua mente, não adianta você cuidar bem somente do corpo e deixar sua saúde mental de lado. Por isso nesse mês de prevenção a saúde mental e bem-estar te daremos algumas dicas para que tudo funcione bem.

1. TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Comer bem e ter uma alimentação saudável ajuda a reduzir o estresse do seu dia a dia.

-Evite alimentos muito gordurosos e gaseificados, opte por fazer seus alimentos assados ao invés de fritos e troque os refrigerantes por sucos naturais;

-Coma sem pressa e mastigue bem os alimentos, nas refeições evite ficar mexendo no celular isso faz com que você não preste atenção no que está comendo e coma mais rápido, caso esteja comendo em companhia de alguém aproveite esse tempo para conversar;

-Tenha verduras, legumes e frutas em suas refeições. Lembre-se de fazer um prato colorido;

-Faça 5 refeições diárias de 3 em 3 horas, as refeições devem ser em pequenas quantidades e entre as refeições principais do seu dia você pode optar em comer uma fruta, mix de sementes, sucos, iogurtes etc.

2. PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Quando você está estressado seu corpo produz hormônios alertando seu corpo para se preparar reagir a alguma defesa.

– Exercícios e atividades físicas ajudam a aliviar os músculos tensos;

– Ao se exercitar o corpo libera endorfina, hormônio responsável por dar a sensação de bem estar também ajudando a melhorar o seu humor e te deixando mais calmo;

-Faça um exercício ou atividade física que você goste (academia, ioga, corrida, crossfit etc.) assim nos motivando a praticar todos os dias não sendo visto como uma obrigação e sim como algo prazeroso.

3. DURMA BEM

A hora de dormir é o momento em que seu cérebro tem para relaxar, o sono também permite que seus músculos relaxem depois de um dia todo trabalhado.

-Na hora de dormir evite ficar mexendo no celular ou assistir tv, isso faz com que você se distraia e demore mais para ir dormir;

-Se programe para ter uma noite de 6 à 8 horas de sono, essa é a quantidade ideal para os adultos fazendo com que você descanse bem para o outro dia;

-O sono serve como um botão de reinicialização para o estresse, então não troque suas horas de sono para fazer outras coisas. Uma boa noite de sono faz com que você tenha um desempenho melhor ao longo do seu dia e também evita o estresse.

4. RESERVE UM TEMPO PARA SI

Homem deitado na cama

Descrição gerada automaticamente

Dedique um tempo para fazer coisas que você gosta e que te faz relaxar, esse momento é seu aproveite e relaxe.

-Leia um livro;

-Escute música;

-Dance;

-Contemple a natureza;

-Pinturas.

Lembre-se que a sua saúde é importante, cuide-se!

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