Seguro fiança: como alugar um imóvel com essa garantia?

Considerada uma das modalidades mais tradicionais do mercado imobiliário, o seguro fiança locatícia chegou a alcançar 813 milhões de reais em arrecadações em 2020, uma taxa de 76% de crescimento, segundo a Federação Nacional de Serviços Gerais (FenSeg).

Na hora de alugar um imóvel, é muito importante estar atento às necessidades de oferecer garantias aos proprietários. O seguro fiança é considerado um serviço que pode te ajudar a conseguir assinar o seu contrato com mais facilidade e confiança por parte do locador. Saiba mais sobre essa garantia!

O que é seguro fiança?

Atuando como uma alternativa ao fiador de aluguel, o seguro fiança, como o próprio nome sugere, é uma modalidade de seguro que prevê a cobertura pela seguradora em caso de inadimplemento contratual. É uma garantia alternativa, por exemplo, ao depósito caução ou ao título de capitalização.

Caso o inquilino atue de forma inadimplente, não pagando o aluguel, o seguro fiança garante que o proprietário do imóvel em questão não seja prejudicado.

Esse tipo de garantia pode ser estabelecido nas principais corretoras de seguro em geral, como também em bancos. Para contratar o serviço é muito importante que você conte com a ajuda de uma empresa de sua confiança, assim como quando negocia o seguro de um automóvel ou de um plano de saúde.

Como funciona o seguro fiança?

Podendo ser utilizado para a locação de imóveis residenciais e não residenciais, como consultórios e escritórios, o seguro fiança possui vigência e validade de acordo com o prazo estabelecido no contrato de aluguel. Desse modo, seu pagamento deve ser feito por parte do locatário no momento em que o contrato é realizado entre as duas partes.

Alguns proprietários imobiliários são bastante adeptos dessa modalidade de garantia, em virtude das facilidades e solidez envolvidas em caso de inadimplemento contratual.

A cobertura mais básica do seguro fiança é a cobertura da inadimplência do locatário, no entanto, as seguradoras trabalham também com planos que incluem alguns custos de moradia, como a taxa de condomínio, o IPTU, contas de consumo, entre outros.

Se você tem interesse em saber mais sobre esta garantia, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.