Garantias para alugar um imóvel: qual a melhor opção?

Chegou o momento de alugar o seu imóvel e está em dúvida de qual garantia é a mais adequada para fechar o seu negócio? Acompanhe conosco essa lista com o resumo das principais modalidades do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

Fiador

O fiador é a pessoa que se responsabiliza pelo pagamento dos aluguéis e demais encargos contratuais caso o locatário se torne inadimplente, podendo ter seus bens penhorados para o pagamento da dívida locatícia.

A responsabilidade do fiador perdura durante todo o contrato de locação – ainda que deixe de ser renovado e se prorrogue por prazo indeterminado – até a desocupação do imóvel com a devida entrega das chaves, se responsabilizando ainda por eventuais danos causados no imóvel.

Por se tratar a fiança de garantia pessoal, a análise cadastral do fiador deve ser realizada tal qual a análise que é feita com relação ao inquilino, de forma que o fiador não deve possuir inscrição de seu nome em órgãos de proteção de crédito, como o Serasa e SPC, ou outras pendências financeiras. Deve ser comprovada uma renda mensal capaz de ser equivalente a três ou quatro vezes o valor estabelecido para o aluguel do imóvel e os encargos, de maneira a ficar evidente que o fiador possui as condições necessárias para assumir as dívidas do inquilino, caso seja necessário. Saiba mais, clique aqui.

Seguro fiança

Uma alternativa ao fiador de aluguel, o seguro fiança, como o próprio nome sugere, é uma modalidade de seguro que prevê a cobertura pela seguradora em caso de inadimplemento contratual.

Alguns proprietários imobiliários são bastante adeptos dessa modalidade de garantia, em virtude das facilidades e solidez envolvidas em caso de inadimplemento contratual.

Esse tipo de garantia pode ser estabelecido nas principais corretoras de seguro em geral, como também em bancos. Para contratar o serviço é muito importante que você conte com a ajuda de uma empresa de sua confiança, assim como quando negocia o seguro de um automóvel ou de um plano de saúde. Entenda todos os detalhes neste artigo.

Título de capitalização

Dentre as possibilidades de garantia de locação, o título de capitalização destaca-se por seu processo ágil, que não necessita de uma análise cadastral demorada e minuciosa.

O valor de um título de capitalização costuma variar de acordo com o valor do aluguel e dos encargos, como o IPTU e o condomínio, por exemplo. Este processo se destaca por sua agilidade, já que necessita de apenas o aporte do valor ao título.

Conheça todos os trâmites em detalhes e quais as vantagens de aderir a esta garantia, clicando aqui.

Depósito Caução

Nesta garantia, regulamentada pela Lei do Inquilinato (nº 8.245/1991), o inquilino realiza um depósito de segurança em conta indicada pelo proprietário, para que seja possível disponibilização do imóvel ao inquilino.

O dinheiro é a rede de segurança do proprietário no caso da falta de pagamento por parte do inquilino. Ao final do contrato, estando em ordem o imóvel e o inquilino em dia com as obrigações contratuais, o dinheiro deve ser devolvido ao locatário, com a economia do tempo em que foi depositado, atualizado pelos índices da caderneta de poupança.

O valor do depósito caução costuma ser o correspondente a três aluguéis, conforme limite determinado pela Lei do Inquilinato. Entenda todos os detalhes, aqui.

Caução imobiliária

Nesta modalidade, o locatário oferece um bem imóvel como garantia de possíveis dívidas advindas da relação locatícia e para que se constitua, ela deve estar devidamente inscrita no registro de imóveis.

A inscrição da caução na matrícula do imóvel dado em garantia é obrigatória por força de lei e, a exemplo do depósito caução, deve ser feita antes da disponibilização do imóvel ao locatário, ou seja, antes da entrega das chaves.

Esse tipo de garantia é muito seguro para o proprietário por se tratar de um imóvel, ou seja, o bem dará segurança para a locação, aconteça o que acontecer. Também é um ótimo negócio para o locatário, pois representa menores custos envolvidos para a sua efetivação quando comparados aos custos relacionados ao seguro fiança, depósito caução ou título de capitalização, por exemplo. Conheça as demais informações desta garantia, neste artigo.

Aluguel Sem Garantia é Possível? Com o produto NSK3 Facilita essa possibilidade se tornou realidade!

NSK3 Facilita

Se o que você busca é alugar seu imóvel de modo prático, seguro, totalmente online e sem fiador, em um processo sem burocracia e sem depender de terceiros, o produto ideal é o NSK3 FACILITA. Com ele, você conta com todo o processo de locação digital e ainda garante:

  • Análise de crédito muito mais rápida e online;
  • Independência e praticidade;
  • Baixo custo, com valor cobrado diretamente no boleto do aluguel;
  • Serviço em nossa plataforma digital com acesso 24h.

Para saber todas as informações detalhadas sobre o que é o NSK3 Facilita, acesse a nossa página oficial: clique aqui e descubra como o seu processo de aluguel pode ser muito mais prático!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e nossa equipe poderá te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.