Como funciona o título de capitalização para alugar imóvel?

Dentre as possibilidades de garantia de locação, o título de capitalização destaca-se por seu processo ágil, que não necessita de uma análise cadastral demorada e minuciosa. Saiba mais sobre essa possível contratação e se ela vale a pena para o seu caso!

O que é o título de capitalização?

Tornando-se cada dia mais popular, o título de capitalização é uma garantia real, semelhante à caução em espécie, onde o contratante aporta valores ao título, administrado diretamente pela companhia seguradora ou instituição emissora.

Essa modalidade de garantia, embora oferecida por algumas seguradoras, não se confunde com o seguro fiança, pois neste, mediante pagamento de prêmio a seguradora se obriga pela cobertura em caso de sinistro, de acordo com as condições da apólice, no título de capitalização o valor total do aporte é o que vai garantir o inadimplemento.

O valor de um título de capitalização costuma variar de acordo com o valor do aluguel e dos encargos, como o IPTU e o condomínio, por exemplo. Este processo se destaca por sua agilidade, já que necessita de apenas o aporte do valor ao título.

Afinal, como funciona?

Levando-se em consideração o objetivo do título de capitalização funcionar como uma garantia ao locador, é possível dizer que ele atua como uma caução. Isto é, se o locatário estiver inadimplente ou não preservar a propriedade, é possível solicitar o resgate e pagar todas as possíveis dívidas existentes.

Caso não haja nenhum problema e o inquilino preserve a propriedade alugada adequadamente, assim como efetue o pagamento de todas as contas necessárias e suas obrigações do contrato, o locatário também poderá resgatar o valor integral título de capitalização de acordo com os rendimentos previstos no título.

Quais as vantagens de contar com um título de capitalização?

Para o inquilino, o título de capitalização pode ser vantajoso por dispensar um fiador, como também na questão da inclusão de serviços de assistência. Assim, além de ser um processo ágil e com fácil liberação do contrato – necessitando apenas de comprovação de renda -, o título de capitalização permite ainda que o locatário conte com alguns serviços disponibilizados, como chaveiro, eletricista, encanador, entre outros.

Já para o locador, o título de capitalização garante a vantagem de acionar facilmente esta garantia caso o inquilino não cumpra com todos os termos acertados no contrato e, ainda, aumenta as chances do processo de aluguel da propriedade acontecer com mais agilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.